domingo, 29 de novembro de 2009

Sobre mortadelas e calças capri


Oi, pessoal!

Há dois conceitos que Sartre dá em "O ser e o nada", que são bastante importantes na sua obra: o "ser-em-si" e o "ser-para-si".
No link abaixo, há ilustrações bem interessantes sobre esses dois conceitos:


* O "ser-em-si" (fenômeno) é inerte; não mantém relação nem consigo mesmo, nem com outro ser; o ser é o que é - isto é - ele é pleno de si. Ele não tem consciência nem mesmo de sua existência. No exemplo do texto acima, é o sanduíche de mortadela.

* Já o "ser-para-si" (consciência) é apresentado através de um caráter relacional, característico seu. Ele é um nada do ser, um pleno vazio, que só existe na relação com o "ser-em-si". Ele tem consciência de si mesmo e do mundo. É o exemplo de alguém que come o sanduíche.

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. Minina Caríssima nossa,dagora em diante,neófito de pensadora e escriba de ponta serei,amei blog seu,now divulgarei ocê!

    Me aguarde!

    Jean Pau e Somone,baluartes de juventude minha foram,blog seu diferenciado é!e maravilhoso!pura nata!Bzu mãos suas!

    Obrigado!

    Viva vIDA!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Minhas saudações.
    António Batalha.

    ResponderExcluir