quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Funk Sartreano

Pessoal

Ontem, enquanto voltava pra casa, vinha pensando nessa questão da liberdade e da escolha.
O motorista do ônibus que eu e meu colega Fábio pegamos pra ir à escola pôs funk pra tocar. Eu tenho ódio desse tipo de música. Que horror! Fico pensando como as pessoas suportam ouvir aquilo. O Fábio pensa o oposto: ele acha funk o máximo. Meu Deus do céu! Não sei como ainda sou amiga do Fábio!
"Pra mim, ouvir funk é uma tortura". Quando eu disse isso, o Fábio veio com uma que me surpreendeu. Pensei que aquele cabeça-de-vento iria dizer qualquer coisa, menos isso: "Ora, tu não lê Sartre? E tu não sabe que submeter-se a qualquer coisa que seja é nossa livre escolha? Estar 'suportando' ouvir funk é tua escolha". Aí citou essa passagem:

"Deve-se entender o seguinte: o limite imposto não provém da ação dos outros (...) Observamos que até mesmo a tortura não nos despoja de nossa liberdade: é livremente que sucumbimos à ela"
(O Ser e o Nada, 5ª edição, p. 643)

E eu, claro, rebati, né? Eu sou livre, estava dentro do ônibus porque queria, mas não desejava estar escutando aquela porcaria. Fiquei encucada com essa coisa toda que envolve o querer e o realizar. Pra não ficar pra trás na discussão, citei outra passagem de "O Ser e o Nada":

"(...) 'ser livre' não significa 'obter o que se quis', mas sim 'determinar-se por si mesmo a querer (no sentido lato de escolher)'. Em outros termos, o êxito não importa em absoluto à liberdade"
(O Ser e o Nada, 5ª edição, p.595)

"Fábio, meu amigo, querer já é uma escolha", disse.
"Que tal tentar falar com o cara e pedir pra ele mudar de estação de rádio? Vai que funciona? Dizem que querer também é poder, Simone"!

Pra provar que não sou mole, fui lá. O motorista foi bem cortês, e mudou a estação. Querer é, mesmo, um passo para o realizar :-P

À noite, o Fábio me mandou o vídeo abaixo. Kkkkkkkkkkk! Não gostei de tudo o que se diz nele, não, mas a idéia principal até que é bem mostrada!



Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário