segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conhecendo Sartre


Eu já contei que estudo no colégio Jean Paul Sartre, não é? E vocês sabem quem foi Jean Paul Sartre? Até pouco tempo atrás eu também não sabia quem era. Mas fiquei curiosa pra saber quem era essa pessoa que dava nome ao colégio onde estudo. Descobri muita coisa. Jean Paul Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês muito influente no século passado e é muito estudado e admirado até hoje.

Pelo o que eu li, o Sartre não era o tipo de pessoa que foi logo se interessando pelas questões do mundo, ele gostava mais de estudar a filosofia de alguns autores anteriores a ele como um alemão chamado Husserl. Desse filósofo alemão, Sartre concordou e desenvolveu uma teoria chamada de fenomenologia. Segundo essa teoria, que é um pouco complicada de se entender logo de primeira, a conciência que nós temos é sempre a consciência de alguma coisa, ou seja, é intencional. Assim, ela é constituída por atos que fazem com que nós posssamos chegar ao nosso projeto de vida.
A percepção de mundo que Sartre enxergava naquela época, foi abalada com a explosão da Segunda Guerra Mundial. Vocês sabem que os alemães invadiram a França, não é? pois então, Sartre foi preso e enviado para um campo de concentração onde ele era forçado a trabalhar. Sério mesmo! Só que ele era muito esperto e fingiu, num certo dia, que era um simples civil francês e conseguiu escapar das mãos dos alemães. No tempo que ele ficou preso, Sartre vivenciou coisas que ele nunca poderia imaginar, como passar fome, ver pessoas seriamente feridas, confinadas como animais, pegando doenças e muitas outras coisas bem piores. A partir dessa experiência, Sartre passou a ser um militante comunista e acima de tudo, um ser humano engajado que sempre defendia os direitos das pessoas e o direito dos cidadãos de protestar e expressar seus pensamentos e opiniões.

Mas o Sartre ele ficou conhecido mesmo depois que ele desenvolveu o Existencialismo. Calma, gente! A palavra assusta mas não é difícil de se entender essa teoria. O Existencialismo afirma a liberdade individual do ser humano, a sua responsabilidade e subjetividade. Quer dizer, para essa teoria o ser humano é totalmente livre, responsável pelos seus atos e pelo seu destino. A única coisa que o homem não pode deixar de ser, é livre. Ou o homem é inteiramente livre ou não o é. Nós, para Sartre, somos condenados à liberdade.

Legal, não é? Achei super interessante e acho que estudando um pouco sobre as idéias do JP Sarte, eu até concordo bastante com ele, e vocês?

Pessoal, por hoje chega. Amanhã prometo que volto. Abraço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário